Já são mais de 1,5 mil pacientes de covid-19 atendidos gratuitamente, desde o último domingo (21), pela Aliança Pela Vida, uma força-tarefa que une diversas associações empresariais de Florianópolis. A ideia é um suporte adicional para evitar que os pacientes fiquem sem assistência médica, enquanto as unidades públicas e privadas estão sobrecarregadas de pacientes com coronavírus (covid-19). O contato é disponível pelo telefone 0800 402 0000 e a iniciativa contempla Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu, nos moldes de atendimento domiciliar e de telemedicina.
O Laboratório Santa Luzia, que integra o programa, doou 5,9 mil exames à ação, essenciais para o diagnóstico e tratamento. Serão realizados Antígeno (Covid), Proteína C Reativa, Hemograma, Dímero D e Creatinina. Todos os pacientes terão seus exames para diagnóstico e acompanhamento do estado de saúde. A previsão inicial é de uma operação de 30 dias, com contrato junto à empresa HELP Emergências Médicas.
As entidades organizam as doações, que já ultrapassaram os R$ 3,5 milhões. O foco é desafogar o atendimento presencial às unidades de saúde e fazer o possível para que os pacientes possam ser atendidos sem colapsar os sistemas públicos e privados.